quinta-feira, 25 de setembro de 2014

VISITA ESPECIAL AO CASTELO MOURISCO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ


MUITA CRIATIVIDADE
 NA VISITA AO PRÉDIO SÍMBOLO DA FIOCRUZ 


                           Uma viagem ao passado sem máquina do tempo!

 Nossa escola foi convidada para este evento  que  faz parte da programação especial da” Primavera dos Museus”  do Museu da Vida no mês de setembro. 
Nossos alunos do 4º Ano e da Classe Especial (DI-2 ) visitaram, juntos aos seus professores Gisele Scarpelli e  Thais  Sobral, à Coordenadora Pedagógica Ana Júlia e à responsável Aurea, o  Castelo Mourisco, como é conhecido o prédio símbolo da Fiocruz. A visita  foi  um convite a fazer um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20, época de sua construção.
Neste espaço, nossos alunos puderam contemplar a belíssima arquitetura em estilo   árabe (neomourisco) , a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados na tapeçaria árabe do Castelo. 
 A equipe da visita guiada desenvolveu de forma lúdica essa viagem ao passado através  de fotos e documentos históricos da exposição “Passado e Presente – Ciência, Saúde e Vida Pública”. As crianças foram levadas a perceber o contexto desse período, marcado por episódios como a Revolta da Vacina, por personagens como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e por uma série de transformações na saúde pública do Brasil.








O misterioso quarto andar: as crianças ficaram intrigadas como se poderia ter acesso à este espaço?


































As  crianças demonstram curiosidade aguçada pela máscara mortuária de Carlos Chagas.




EXPOSIÇÃO - A QUÍMICA QUE FAZ O MUNDO


ELEMENTAR  - A QUÍMICA QUE FAZ O MUNDO




Vistamos também a  exposição "Elementar - A química que faz o mundo". Nossos alunos foram  instigados  a observar os segredos da química e a explorar como essa ciência tem impacto em nossas vidas e está presente em cada canto do nosso dia a dia.
Em uma grande tabela periódica interativa, nossas crianças se surpreenderam em conhecer  as características e aplicações de cada elemento químico e assistiram a vídeos sobre eles. Tudo bem lúdico e com informações  de fácil  compreensão!!
Os painéis desta  exposição remontam a história dessa ciência, de seus primórdios aos dias de hoje, em que o Homem busca mais do que o entendimento, a explicação ou a transformação da natureza.
Nossos alunos tiveram a oportunidade de  conhecer nesta mostra  o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos e muito mais. Aplicações da química na medicina, na tecnologia e no desenvolvimento de novos materiais e combustíveis também foram  abordados.























Simplesmente nossos alunos se divertiram,  além de terem a oportunidade de estar tão próximo ao conhecimento vivo que se espalha por este espaço encantador !!!